A Lavagem do Bonfim é a festa de largo mais famosa da Bahia que ocorre na segunda quinta-feira do mês de janeiro havendo grande participação do povo e as tradicionais baianas com seus vasos com água perfumada, mais conhecida como água de cheiro.
Todos se vestem de branco, a cor do orixá, e percorrem 8 km em procissão, desde o largo da Conceição até o largo do Bonfim. O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter que, de suas quartinhas - vasos que trazem aos ombros - despejam água nas escadarias e no átrio da igreja, ao som de palmas, toque de atabaque e cânticos de origem africana. Terminada a parte religiosa, a festa continua no largo do Bonfim, com batucadas, danças e barracas de bebidas e comidas típicas.
Fonte: Wikipédia.
Bom, para mim, a famosa festa vem perdendo e muito, ao longo dos anos, a sua tradição. Algumas mudanças como a retirada das carroças, inclusão de blocos como se fosse carnaval, politicagem e a elitização para favorecer o turismo, têm feito a festa perder a sua essência e a fervorosidade. É só mais um dia de festa no calendário baiano para alguns...
Nenhum comentário:
Postar um comentário